A Bacabuu foi criada em 2017 pelo modelista, jardineiro ambiental, publicitário, costureiro, designer de produtos e artesão, Jhonathan Tchaia. A marca é um projeto que, a longo prazo, trouxe em sua trajetória tudo que o Jhonathan é como artista e tem como experiência de vida.
Filho de um pai pescador e marceneiro e mãe artesã, ao longo da sua vida fora criando aprendizados com projetos manuais, através de conhecimentos da pesca, como fazer rede, nós de rede, técnicas de pintura e diversas outras artes que foram agregadas a ele ao ver seu pais se reinventando para ganhar o pão de cada dia.
Ao entrar no curso de Publicidade e propaganda, obteve novas perspectivas a cerca dos trabalhos manuais que já realizava atrelados a uma visibilidade de mercado.
A Bacabuu também é atravessada pela experiencia de Jhonathan com a àrea ambiental, tendo realizado trabalhos como jardineiro em zona de preservação na Serra da Tiririca, ampliando seus horizontes acerca da urgência da questão ambiental no universo da moda. Portanto, toda a estética da marca é manual e artesanal, buscando assim matérias primas mais sustentáveis, menos agressivas e descartáveis e que estejam de acordo com o seu propósito de ser uma marca que só produz o necessário para ampliar a autoestima de seu público alvo.